Ponto de Vista

Está aí um filme que foi uma boa surpresa: "Ponto de Vista" (Vantage Point, 2008). Não que eu esperasse um filme ruim, muito pelo contrário... mas eu gostei tanto que me surpreendi. Não se preocupe, nenhum spoiler por aqui...

Acho que a maioria já ouviu falar sobre como se desenrola o filme, contando a mesma história de um fictício atentado à vida de um presidente americano, a partir do ponto de vista de diferentes pessoas. É uma experiência que dá muito certo - contribui para o clima tenso e atrai o envolvimento do espectador, até porque cada ponto de vista tem seu elemento tocante.

Mas há outras qualidades e ousadias. Qualidade por retratar muito bem a questão do terrorismo, dos seus diversos efeitos em diferentes pessoas e de como os governos e a mídia têm lidado com isso. Ousadia, a meu ver, por tomar algumas posições nessa relação. Mas são ousadias bem sucedidas porque tais posições são firmemente sustentadas, e são posições de paz, que é o que todos desejamos há tempos.

O filme também não é perfeito. Mas as pequenas falhas (como o americano dizer algo em espanhol e o espanhol responder em inglês, ambos com sotaque deplorável), não atrapalham o elenco que faz jus às estrelas que giram em torno de seus nomes: Dennis Quaid, Matthew Fox, William Hurt, Forest Whitaker, Sigourney Weaver... Os nomes menos conhecidos, a maioria espanhóis, também têm ótimo desempenho. Coisa de profissional. Sem falar em outros trunfos, como a montagem, e as câmeras bem colocadas.

Nenhum comentário: