Fotografia

"Da Natureza, nada a se tira a não ser fotografias". Pode ser piegas, mas é verdade. E agora com as máquinas digitais, ficou ainda mais fácil, não é? Mezzo.

Eu achava que nunca mais ia ter aquele problema de tirar uma foto, e depois de revelar perceber que borrou (tudo bem, é desculpa pra viajar de novo...). Até que peguei emprestado um cartão de 1 GB de memória, pensando "Nossa! Quantas fotos! Uau!" - e, claro, deu pau. Ainda bem que percebemos logo, tinha "só" 140 fotos... Mais incrível, quem me salvou foi o Windows Vista, alvo de tanta reclamação hoje em dia. Sozinho, recuperou quase tudo, faltaram apenas 15. O resto da viagem, passamos à moda antiga - economizando fotos e descarregando os cartões menores sempre que possível...

Bom, problema por problema, no balanço final a máquina digital é vantagem. Mas há ainda uma consequência sobre a qual eu não sei se as pessoas pensaram direito. Selecionar o alvo, o objeto da foto, fazia parte da arte. Hoje, tira-se foto de tudo e em qualquer lugar - pessoalmente, não suporto a proliferação de fotos de baladas e festinhas, como se fosse a coisa mais importante do mundo. Quer dizer, de repente os paparazzi se multiplicaram. E as celebridades mais ainda... Isso sem falar nas incoveniências, tipo gente tirando foto dentro do cinema...

Quando eu tiver filhos, é claro que eu também vou ser um pai babão e vou ficar tirando montes de fotos dos meus pequenos... mas não precisa fazer um book do filho a cada situação, né? (Outro dia tinha uma mãe batendo dezenas de foto do filho dentro do avião... e eu que já tenho dificuldade pra dormir durante o vôo...)

Nenhum comentário: