Talvez... seleção natural?

Alguém com contatos na área de biologia pode me explicar o que aconteceu com a seleção natural? Eis um trecho da reportagem que acabei de ler, sobre a espécie de sapo sem pulmão que foi encontrada em Bornéu:


Bickford supõe que o sapo evoluiu para adaptar-se ao ambiente em que vive, onde tem de navegar em águas geladas, de correnteza rápida e ricas em oxigênio. "Trata-se de uma adaptação radical, provavelmente propiciada pelas correntes", disse ele, acrescentando que a ausência de pulmões ajuda a reduzir a flutuação do sapo, aumentando sua resistência ao arrasto da água.


Acaso foi feita alguma pesquisa nos últimos anos que fez todo mundo voltar a acreditar no Lamarckismo, ou a seleção natural não é aceita entre os acadêmicos da área?


Aqui a reportagem toda:

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid154565,0.htm

Dá pra estranhar ainda a manchete - que parece esquecer que TODOS os sapos respiram pela pele, ALÉM dos pulmões...


Eu não sei se isso foi apenas má redação do jornalista, ou se o biólogo realmente explicou desse jeito. Ambos os casos, pra mim, são preocupantes. O primeiro seria o tipo de desinformação que não pode aparecer num meio de comunicação de massa tão importante quanto um jornal deste porte. O segundo significa que há biólogos trabalhando com hipóteses cuja validade já foi cientificamente negada há muito tempo.

Ou sei lá, de repente eu que não entendi alguma coisa...

2 comentários:

Adriano DiCarvalho disse...

É, meu amigo, as duas situações são verdadeiramente preocupantes mesmo. E não acho que você tenha entendido errado. Também li a reportagem e também não pude entender como uma bobagem dessas possa ter sido publicada da maneira que foi, tirando um espaço que poderia e deveria ser utilizado para coisas realmente necessitadas do espaço dado. VERGONHOSO!!!
Contudo, não sei o que é mais revoltante. Se o patético biólogo ou os responsáveis pela reportagem e pela publicação da matéria ignorante. Que pena...
Mas a gente ainda evolui, tenho fé!
Abs, Vitor.

Vitor Bellissimo disse...

Adriano, não sei dizer se o erro foi do biólogo ou do jornalista, ou dos dois. Ou talvez, como já comentou um outro amigo meu, tenha apenas sido chatice minha na hora de ler. Mas assim como luto pelo profissionalismo e seriedade no meu campo, sinto-me no direito de exigir o mesmo de quem se diz profissional de outros campos.

De qualquer forma, não tiro a importância da matéria, de forma alguma. Realmente uma espécie sem pulmão é notável.

Mas é isso aí, a gente evolui... aleatoriamente, mas evolui ;-)