Ponto de Vista

Está aí um filme que foi uma boa surpresa: "Ponto de Vista" (Vantage Point, 2008). Não que eu esperasse um filme ruim, muito pelo contrário... mas eu gostei tanto que me surpreendi. Não se preocupe, nenhum spoiler por aqui...

Acho que a maioria já ouviu falar sobre como se desenrola o filme, contando a mesma história de um fictício atentado à vida de um presidente americano, a partir do ponto de vista de diferentes pessoas. É uma experiência que dá muito certo - contribui para o clima tenso e atrai o envolvimento do espectador, até porque cada ponto de vista tem seu elemento tocante.

Mas há outras qualidades e ousadias. Qualidade por retratar muito bem a questão do terrorismo, dos seus diversos efeitos em diferentes pessoas e de como os governos e a mídia têm lidado com isso. Ousadia, a meu ver, por tomar algumas posições nessa relação. Mas são ousadias bem sucedidas porque tais posições são firmemente sustentadas, e são posições de paz, que é o que todos desejamos há tempos.

O filme também não é perfeito. Mas as pequenas falhas (como o americano dizer algo em espanhol e o espanhol responder em inglês, ambos com sotaque deplorável), não atrapalham o elenco que faz jus às estrelas que giram em torno de seus nomes: Dennis Quaid, Matthew Fox, William Hurt, Forest Whitaker, Sigourney Weaver... Os nomes menos conhecidos, a maioria espanhóis, também têm ótimo desempenho. Coisa de profissional. Sem falar em outros trunfos, como a montagem, e as câmeras bem colocadas.

Preparação

Esses dias num teste, rolou uma conversa interessante com outros candidatos, enquanto esperávamos a equipe aprontar o estúdio. Como vocês sabem, isso costuma demorar, e o papo foi longo, tocando em muitos assuntos polêmicos e importantes sobre a profissão de ator no Brasil.

Um tópico que muito tem me preocupado nos últimos tempos é o do treinamento, da preparação dos atores. Nesse dia percebi que não sou o único a ver diversas deficiências no ensino da profissão no país, de um modo geral. Não que eu esteja descontente com minha formação (até porque pesquiso bastante por conta própria), mas é preciso ter senso crítico. Erros de foco, falta de profundidade nas técnicas, estrutura falha, são apenas alguns dos problemas que parecem afetar todas as escolas de atores por aqui...

Mais sobre o assunto qualquer dia...

Já está no ar o comercial da Net... só eu não vi ainda...

Net e teatro

Já está no ar a nova campanha publicitária da Net! Qualquer dia desses aparece o filme do qual eu participo, o filme do porquinho... porco... porcão... sei lá! Skavurska!

Enquanto isso, seguem os projetos no teatro... as leituras avançam no Célia Helena, o grupo ficou bem contente com o Molière, é um nome forte pra nossa formatura... e por fora está ficando pronto o projeto da "Trilogia do Homem", do Julio Santi - agora é correr pra captação, porque já estamos tão mergulhados nos textos que podemos levantar as peças rapidinho!

Ops...

E toca mais uma semana corrida... já tem teste de um curta pra fazer e a qualificação do meu mestrado ficou marcada pra terça-feira dia 11 de março... então me desculpem se eu não postar aqui de novo até lá! E torçam por mim, porque afinal eu sou um cara legal!

Confiram os meus vídeos mais recentes no Youtube enquanto não coloco todos no site:

http://www.youtube.com/user/vbellissimo

Tem Nelson Rodrigues!